Flores da Caatinga - Apresentação



CAATINGA

Em 28 de abril é comemorado o Dia da Caatinga. O bioma, que predomina na região nordeste do Brasil, se espalha por 11% do território nacional e abriga milhares de espécies de animais de todos os tipos, além de ser o abrigo para mais de 27 milhões de brasileiros.

A Caatinga está presente em dez estados brasileiros: (Nordeste) Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e (Sudeste) Minas Gerais. Além de toda a diversidade em termos de fauna, o bioma ainda abriga milhares de espécies de animais. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), são: 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 tipos de abelhas.

O problema é que toda esta riqueza natural está ameaçada e o principal culpado disso somos nós. Por conta do desmatamento, principalmente devido à exploração ilegal de lenha e da agropecuária, já foi perdido 46% da área original da Caatinga. As unidades de conservação criadas pelo governo ainda não são suficientes para frear essas ações irregulares e a cada dia a natureza está mais ameaçada.

FLORES

As imagens a seguir mostram um pouco da beleza e importância da Caatinga e servem de alerta e incentivo para a preservação desta área tão importante para o Brasil e para o mundo.

A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.

A caatinga apresenta vegetação típica de regiões semiáridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca.

Conheça as flores do bioma Caatinga de um jeito que você nunca viu, vamos embarcar em um mundo fantástico de formas e cores, é de encher os olhos.

Flor da postagem não identificada.
Local da foto: Floresta Nacional de Contendas do Sincorá.
Área do parque: 11.215,78 hectares - Local: KM 22 -Contendas do Sincorá / Bahia


Foto: MMA/ Eraldo Peres
Flores da Caatinga - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Fedegoso

Imagem

Mureré